Especialista explica as vantagens e estratégias da utilização do PGBL para aumentar os benefícios fiscais
Para quem precisa pagar imposto de renda, a previdência privada pode ser uma valiosa aliada. Com a modalidade PGBL, é possível reduzir a base de cálculo do imposto e conseguir um desconto de até 12% sobre a renda tributável. William Cleveland, especialista e head de previdência na WFlow Investimentos, explica como essa estratégia funciona e como aplicá-la.
De acordo com o especialista, se o objetivo é minimizar o imposto na declaração, o PGBL é a opção recomendada, desde que a contratação seja realizada de forma adequada. " Existem duas modalidades de previdência privada: PGBL e VGBL, cada uma com finalidades distintas. O primeiro permite a dedução da base de cálculo do Imposto de Renda e o imposto é calculado sobre o montante total no momento do resgate, enquanto no segundo tributação incide apenas sobre os rendimentos, contudo não há a vantagem na declaração", explica.
Os benefícios do PGBL vão além da dedução do imposto. Segundo William Cleveland, qualquer pessoa que faça a declaração completa e tenha renda tributável pode se beneficiar dessa modalidade. "Além da dedução de até 12%, a previdência privada também oferece outras vantagens, como a isenção do Imposto de Transmissão de Patrimônio (ITCMD) e a possibilidade de portabilidade entre fundos. Com o PGBL, os investidores conseguem um planejamento tributário mais eficiente e uma gestão patrimonial aprimorada”.
Cleveland ressalta que o processo de declaração do PGBL é simples. "As instituições financeiras costumam fornecer demonstrativos com as informações necessárias, facilitando bastante o preenchimento. Com um bom suporte, como o oferecido por instituições que priorizam o atendimento ao cliente, é possível evitar complicações. Um bom exemplo é a XP, que envia dados bem detalhados, sinalizando os campos a serem preenchidos”
Entretanto, é crucial atentar-se aos prazos. Segundo o especialista, um planejamento adequado pode fazer toda a diferença na hora de reduzir o imposto. "Embora os aportes possam ser feitos até 30 de dezembro de 2024, é recomendável contratar o PGBL até 15 de dezembro. Isso garante que todas as informações sejam processadas a tempo e evita surpresas na declaração do imposto de renda”.
Comments